Coreia do Norte anuncia fim de esforços de reunificação

Ditadura faz ameaças,çosdereunificaçã cita conspirações sobre "invasão" e amplia arsenal nuclear

  • Alexandre Borges
Mundo Áudio da notícia Salvar Favoritos Adicionado com sucesso. Receba nossa Newsletter

Ao clicar em "OK", você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Kim Jong-un, ditador da Coreia do Norte, anunciou o encerramento de qualquer esforço de reunificação com a Coreia do Sul e mais investimentos no arsenal nucleares e militar do seu país.

Este movimento inclui o lançamento de três novos satélites espiões em 2024, o desenvolvimento de drones militares e a expansão do números de armas nucleares. O anúncio ocorre após um ano de recordes em testes de mísseis por Pyongyang, incluindo o lançamento de um míssil balístico intercontinental (ICBM) em dezembro de 2023, capaz de alcançar qualquer ponto dos Estados Unidos.

Ameaças de guerra e aumento do armamento

Kim Jong-un acusou, sem qualquer evidência, a Coreia do Sul e os Estados Unidos de prepararem uma “invasão”, alertando que uma guerra pode eclodir a qualquer momento na península coreana.

Ele também declarou que a Coreia do Norte responderia com um ataque nuclear se provocada. Este aumento das capacidades militares norte-coreanas inclui também a ampliação da frota de submarinos e o aprimoramento de tecnologias de guerra cibernética.

Analistas apontam que a recente postura agressiva da Coreia do Norte representa uma mudança significativa na estratégia de Kim Jong-un. O ditador busca desafiar as grandes potências ocidentais fortalecendo as relações com Rússia e China e apoiando a invasão russa na Ucrânia.

Kim Jong-un faz 40 anos; talvez

Ditadores seguem escalando tensões e desafiando ordem internacional

Mais notícias

Anterior:Confira dicas de aplicativos para prestação de serviços para sua empresaPróxima:Homem destrói placa de Marielle Franco e foto de Lula em bar no Rio Comentários Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Caso aprovado, seu comentário será publicado em até 4 minutos. Ler comentários Comentar é exclusividade para assinantes.
Assine O Antagonista+ Crusoé e acesse todos os recursos.
bingoemcasa
Anterior:Saldo de crédito sobe 7,9% no Brasil em 2023, menor alta em 4 anos
Próximo:Ações da PM deixam 7 mortos na Baixada Santista